quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Binge Eating Disorder

O Binge Eating (BE) caracteriza-se por episódios compulsivos de grande ingestão de alimentos, o que não significa que uma pessoa que coma grande quantidade de alimentos sofra deste transtorno.
Deste modo, os cientistas caracterizam-na como uma condição em que as pessoas comem uma grande quantidade de alimentos, sentindo que não conseguem controlar a ingestão de alimentos.
Além desta condição, pessoas que sofrem deste transtorno poderão ainda:
·        Comer muito mais rápido durante os episódios compulsivos
·        Comer até estarem demasiado cheios, sentindo-se inconfortáveis
·        Comer grande quantidade de alimentos, mesmo que não sintam fome
·        Comer sozinho porque sentem embaraço da quantidade de comida que comem
·        Sentirem enojados, deprimidos e sentirem culpa após os episódios de compulsividade.
Este estado de compulsão poderá também ocorrer noutro Transtorno Alimentar (TA), denominado de Bulimia Nervosa. Contudo, os Bulímicos têm mecanismos compensatórios a esta ingestão compulsiva, fazendo exercício físico extremo; fazendo jejuns prolongados; ou usando técnicas purgativas, isto é, provocando o vómito e utilizando laxantes e diuréticos de forma a impedir o aumento do peso.
O Binge Eating Disorder (BED),  é uma doença recentemente descoberta e que afecta milhões de pessoas, sendo o transtorno alimentar mais comum no mundo.
As causas e natureza do BED e de outros TA são ainda pouco certas para os investigadores, algumas das causas prováveis são a depressão; as dietas restritivas, como por exemplo saltar refeições, restringir-se de certos tipos de alimentos e não ingerir alimentos suficientes diariamente; sentimentos repetitivos, como tristeza, fúria, stress e ansiedade; e a biologia, como a genética, a fisiologia do cérebro e o metabolismo.
Deste modo, as pessoas com BED ficam extremamente preocupadas com a sua condição e poderão tornar-se depressivas. Assim, os investigadores afirmam que pessoas com esta doença têm mais problemas de saúde, sendo o stress, problemas de sono e pensamentos de suícido, os problemas mais comuns nestes doentes.
Além disso, poderão ganhar peso, podendo levar a um estado de doença denominado obesidade, que por sua vez está relacionado com inúmeras doenças como:
·         Diabetes tipo 2
·         Colesterol Elevado
·         Hipertensão Arterial (Tensão Alta)
·         Doenças cardiovasculares
·         Certos tipos de cancro
·         Problemas na Vesícula
Os doentes obesos com BED geralmente têm outra condição de saúde mental como Ansiedade, Depressão e Problemas de Personalidade.
Estes doentes deverão procurar tratamento juntos dos profissionais de saúde, isto é, psiquiatras, psicológos e/ou de outros clínicos. Da mesma forma que a Bulimia Nervosa, há diversas abordagens de tratamento  seja ele psiquiátrico e nutricional ou tratamento farmacológico. É necessário ter em atenção que o tratamento nutricional nos TA só se deve avançar após o tratamento psiquiátrio, uma vez que poderá provocar maiores distúrbios.
Não nos podemos esquecer que quem sofre de BE, seja obeso ou não, sentem vergonha e tentam esconder o seu problema das pessoas que os rodeiam. Deste modo, tornam-se tão bons a esconderem a sua condição que familiares e amigos próximos desconhecem o seu problema, muitas vezes enganando-se a si mesmos, criando um mundo de ilusão e de irreconhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário